Cirurgia do ligamento cruzado anterior

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Para realizar uma boa cirurgia do ligamento cruzado anterior é necessário ter um conhecimento preciso da anatomia do joelho, os locais de inserção do ligamento cruzado anterior e conhecimento sobre os outros ligamentos e estruturas do joelho. Se o ligamento cruzado anterior reconstruído for posicionado em locais diferentes das suas inserções normais ou outras lesões não forem tratadas, existe um risco muito maior de falha da cirurgia de LCA.

Apesar do ligamento cruzado anterior possuir duas bandas, a anteromedial e a posterolateral, ainda existe controvérsia se ambas devem ser reconstruídas como um ligamento único ou como dois feixes de enxerto separados. Apesar da reconstrução do LCA com dupla banda ter tido muito popularidade inicialmente, muitos estudos tem demonstrado não haver diferença entre ela e a técnica com banda simples para a grande maioria dos pacientes.

O principal detalhe técnico da cirurgia do ligamento cruzado anterior é posicionar o enxerto do LCA na posição correta. Na tíbia, o túnel deve estar em linha com a margem posterior do corno anterior do menisco lateral. No fêmur, o centro do túnel é posicionado no meio das duas bandas, entre a banda anteromedial e banda posterolateral, com a parte principal do túnel estando posterior ao sulco intercondilar lateral (“crista do residente”).

Um grande número de falhas da cirurgia do LCA é devido ao posicionamento muito posterior na tíbia levando a incapacidade de controle rotacional do joelho pelo enxerto ou muito anterior no fêmur (anterior à crista do residente)  ou muito central no fêmur (reconstruindo somente a banda anteromedial) que leva ao alongamento do enxerto ou falha e incapacidade do mesmo em proporcionar controle rotacional do joelho.

Ressonancia magnetica mostrando ligamento cruzado anterior normal do joelho
Ressonância magnética mostrando ligamento cruzado anterior normal do joelho
Ressonancia magnetica mostrando ligamento cruzado anterior do joelho reconstruido de maneira anatomica
Ressonância magnética mostrando ligamento cruzado anterior rompido do joelho
Ressonancia magnetica mostrando ligamento cruzado anterior do joelho reconstruido de maneira anatomica
Ressonância magnética mostrando ligamento cruzado anterior do joelho reconstruído de maneira anatômica

 

Outros Artigos

Ressonancia magnetica mostrando ligamento cruzado anterior do joelho reconstruido de maneira anatomica
Artigos
carlos franciozi

Cirurgia do ligamento cruzado anterior

Para realizar uma boa cirurgia do ligamento cruzado anterior é necessário ter um conhecimento preciso da anatomia do joelho, os locais de inserção do ligamento cruzado anterior

Ler Mais
💬Olá Precisa de ajuda?