O que é ligamento cruzado anterior?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest

O que é ligamento cruzado anterior?

O ligamento cruzado anterior ou LCA é o ligamento mais importante do joelho para impedir que o joelho saia do lugar deslizando para frente ou girando sobre si mesmo. Com a lesão do ligamento cruzado anterior LCA, o paciente sente falseio, instabilidade ou tem uma sensação de insegurança e medo de que o joelho vá sair do lugar.

Pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior LCA costumam ter problema com movimentos que envolvem mudança brusca de direção ou ao girar o tronco sobre o joelho, movimentos muito comuns em esportes como futebol, basquete, handebol, rugby, artes marciais, entre outros, mas também presentes em atividades corriqueiras. Normalmente, é necessária a cirurgia de ligamento cruzado anterior para devolver estabilidade ao joelho.

O LCA também confere proteção aos meniscos do joelho. Pacientes com instabilidade e falseios de repetição, normalmente, apresentam lesão do menisco medial ou menisco lateral. A lesão do menisco aumenta muito o risco de artrose do joelho. Devido a isso, geralmente, é indicada a cirurgia – cirurgia ligamento cruzado anterior – para pacientes jovens ou ativos e praticamente para todos que se queixam de instabilidade, falseio ou receio que o joelho vá sair do lugar durante movimentos de mudança de direção ou ao girar o tronco.

Ligamento Cruzado Anterior visto de frente

A lesão do LCA é classificada de acordo com a quantidade de fibras rompidas:

Grau 1: rotura parcial do LCA

Grau 2: rotura quase completa do LCA

Grau 3: rotura completa do LCA (o ligamento não tem mais função)

O tratamento correto depende da idade do paciente, nível de atividade física e grau da lesão.